terça-feira, maio 30, 2006

O PORTO PALAFITA DA CARRASQUEIRA

















O Porto Palafita da Carrasqueira é formado por uma rede enorme de passadiços de madeira, construídos de forma muito artesanal, enterrados no lodo do sapal do Rio Sado.

É um local lindo, onde sempre vemos mais alguma coisa. Estas são imagens do último domingo.













Fui ver o Código da Vinci e não concordei com a generalidade da crítica feita ao filme. O que se passa, na minha opinião é que a gente vai ver um filme de que já sabe o fim e por outro lado como o livro é muito longo, parece que estamos a ver um resumo. O realizador pretendeu colocar na película todos os códigos que estão descritos no livro, só que o filme tem 2 horas e qualquer coisa e os mistérios a desvendar são mais que muitos. Não há aquele “suspense” que encontramos na leitura e que nos impele a ler mais e mais, porque o código é apresentado e logo decifrado.
Mas há coisas giras no filme: a escolha de algumas personagens, os locais descritos no livro que podemos finalmente ver sem termos que nos deslocar a uma série de lados, alguns efeitos de filmagem.
É também interessante cada um comparar as imagens mentais que fez ao ler o romance com as imagens concebidas pelo realizador. Penso que quando não coincidem e nem sequer se aproximam, temos uma vontade grande de as rejeitar.
Concluindo até gostei do filme!
Se querem saber mais dos códigos podem ver
aqui.

segunda-feira, maio 29, 2006

V Encontro de Vinhos Exrtemadura/Alentejo






















Estive em Olivença no dia 27 de Maio para o V Encontro de Vinhos Alentejo /Extremadura promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola. Acho que nunca tinha estado em Olivença e em conversa com um espanhol referi que esta cidade foi sucessivamente de Espanha e Portugal, mas sabia lá eu, desde quando é que era espanhola. Ele disse-me que era desde o Tratado de Badajoz em 1801 e que nós tínhamos perdido Olivença mas tínhamos ganho Campo Maior que foi coisa que nunca ouvi referir na nossa história. Mesmo assim desconfiada fui confirmar no google, e não é que era mesmo!
Voltemos ao Encontro de Vinhos. Nunca vi nada tão mal organizado. Começou 2 horas depois do programado. Da prova pública de vinhos, não vi nem sinais, limitaram-se a servir alguns vinhos concorrentes, em copos não adequados, sujos e sem cuspideiras de prova. Os empregados que serviam, tapavam o rótulo da garrafa com a mão, parecia que propositadamente. Nenhum vinho foi servido na temperatura adequada. Enfim um horror mas… não é tudo, não é que no meio da suposta prova de vinhos, começa a ser servida cerveja? E com que saída! Também foi giro ver cerveja a ser servida em jarros de asa e tudo. E quanto ao almocinho que era suposto ser servido? Passaram apenas em bandeja, algumas tapas, poucas para o número de convidados que tinham confirmado a sua comparência. E falta dizer que tudo isto debaixo de uma temperatura infernal, que julgo rondar os 40º.
Enfim um sábado diferente em que passei uma fome danada. Valeu a ida a uma farmácia em Badajoz para comprar medicamentos com IVA de valor muito inferior.

quinta-feira, maio 25, 2006

Campanha de Adopção e Recolha de Donativos


No próximo dia 25 de Junho a União Zoófila vai realizar uma Campanha de Adopção no Centro Comercial Amoreiras (junto à entrada do Supermercado Pão de Açúcar, em Lisboa.
Esta iniciativa destina-se a divulgar a Associação, informar e sensibilizar para os direitos dos animais, angariar donativos (nomeadamente recolha de alimentos) e acima de tudo, a encontrar donos responsáveis para alguns dos muitos gatinhos e cães que estão acolhidos na UZ. Gatos e cães adultos e bebés, para quem a vida não tem sido fácil e que merecem uma oportunidade de encontrar a família certa. No dia 25, vários gatos e cães estarão no CC Amoreiras, ansiosos por serem os "eleitos" e acreditando que não terão que regressar no fim do dia para a box no canil/gatil e que uma nova vida vai começar. Divulgue esta Campanha e apareça das 10.00h às 19.30h, 25 de Junho CC Amoreiras.
São necessários donativos em género. Aqui deixo uma lista de coisas que associação necessita:
1 máquina de secar roupa
Comida seca e de latas para cães Coleiras desparasitadoras
2 leitores de Microship
Coleiras
Medicamentos
Materiais em geral
Detergentes
Areia para gatos
Casotas ( plástico ) e camas para cães
Camas para gatos

Fica também uma lista dos medicamentos e materiais que a UZ necessita:
Agulhas (canhão verde ou amarelo)
Alopurinol 300 (comprimidos)
Alsir (comprimidos
Atarax (comprimidos)
Bacitricina (pomada)
Bissolvon (comprimidos)
Baytril (injectável 2,5)
Clamoxil LA (injectável)
Nizale (comprimidos)
Preventic (coleiras)
Primperan (comprimidos,mais injectável)
Seringas 2,5 cm3
Seringas 5 cm3 Synulox (injectável
Solumedrol 40 (injéctavel)
Soros
Tinsel (comprimidos)
Tinset (comprimidos)
Ulcermin (comprimidos ,mais injectável)
Deixo aqui um apelo a todas as pessoas que tenham possibilidade de doar alguma(s) das coisas que aqui se encontram que se dirijam ao albergue no Alto do Bairro das Furnas em S. Domingos de Benfica.Estão abertos das 14h às 17h00 todos os dias.
Para mais informações visite: www.uniaozoofila.org

quarta-feira, maio 24, 2006

Vou passar-vos um desafio



Enumerem 5 hábitos estranhos ou manias que os diferenciem de outras pessoas. Os meus são:
1. Como sempre tudo o que ponho ou que me põem no prato;
2. Sempre que estou sentada e tenho um papel na frente não resisto a rabiscá-lo, fazer desenhos, etc. ;
3. Qualquer motivo é sempre um bom motivo para ir às compras;
4. Sempre que vou de viagem faço uma lista das coisas a levar e não consigo viajar sem uma série de tralha;
5. Guardo sempre o pré-lixo no frigorífico, isto é, guardo sempre os restos de comida em caixas de plástico e dias mais tarde deito tudo fora porque ninguém comeu e já está estragado.

terça-feira, maio 23, 2006

Sabem onde é?




O mar é o Atlântico...

o país Portugal...

agora adivinhem onde fica este paraíso de água azul...

sexta-feira, maio 19, 2006

A Carlota


A Carlota é uma gata muito amada. Vai fazer 4 anos para o Outono. Ela chegou lá em casa no dia a seguir ao Natal de 2002. Tinha sido apanhada, abandonada perto da praia Grande. Era muito pequenina, o veterinário calculou que tivesse cerca de 2 meses, por isso não sabemos a idade ao certo. Estava muito doente e não teria sobrevivido se continuasse na rua. O processo de tratamento foi longo, pois tinha o FIV, sida felina que não tem qualquer perigo de contágio com os humanos, só entre eles. Esteve cerca de 1 mês internada no Hospital Veterinário de S. Bento e tomou medicamentos durante 1 ano, mas agora está linda, gorducha e já nem se deve lembrar que viveu na rua. É uma gata muito mimada e gulosa, mas muito terna, nunca arranhou ninguém, nunca fez fsss, nunca mostrou as garras, responde sempre que a chamam, segue-me para todo o lado e para além de tudo isto faz-me imensa companhia.

quinta-feira, maio 18, 2006

Mais vacas!





Pois é não resisto a deixar aqui umas fotos das vacas do Saldanha que tirei hoje à hora do almoço.
A vaca táxi é gira na sua simplicidade, com matrícula e taxímetro...
e a vaca da arquitectura nem sei o que dizer, com casinhas no meio da barriga (não se vê bem nesta foto), óculos de arquitecto e uma régua "T" na boca. A última é a tal vaca feita de chocalhos, supspensos por fios e com o vento tem som de manada, na foto não dá para ver bem como ela é espectacular, para além de já ter na cabeça alguns fios enrolados, não sei se por vandalismo ou pelo vento

quarta-feira, maio 17, 2006

Cow parade


As 101 vacas que invadiram Lisboa, são mesmo giras! Aqui ao pé do meu trabalho, Saldanha , há 6 vacas: a vaca táxi; a chococow ou a vaca de chocolate; a vaca da arquitectura; a vaca “o amor é..” ; a acowário ou seja a vaca aquário e para mim a mais espectacular, talvez por ser diferente a vaca cujo corpo é feito de sinos/chocalhos (não sei bem) pendurados de um fio formando uma escultura que ao longe é uma vaca igual ás outras nas dimensões, é chamada “uma manada de vaca”. Esta da foto é a Vaquinha Piu-Piu e está no Rossio.Se tiver tempo e me der na real gana irei tirar fotos de outras vacas que estão noutros lados, depois veremos!

terça-feira, maio 16, 2006

Cheguei!

Pois é verdade resolvi aderir à blogoesfera. Para quê? Sei lá… talvez para ter alguém (???) com quem desabafar, partilhar emoções …

Esta história de desabafar, partilhar emoções, dar á língua, mostrar fotos que nos digam algo ou mesmo de trabalhos que vamos fazendo, é mesmo de mulher. Pois é! Mas eu sou mulher já há montes de anos e gosto muito. Já imaginaram um homem a escrever sobre estas coisas?

Este blog vai ser uma espécie de diário, ou semanário, ou qualquer outra modalidade, como me der na real gana.