sexta-feira, setembro 29, 2006

Coisas esquisitas que se comem em Portugal

Em Portugal como aliás deve acontecer noutros países, há hábitos de comer determinadas coisas que se calhar faz impressão a quem não é de cá, como acontece connosco quando na China os vemos comer escorpiões, larvas, cães, etc.

Os animais que eu considero que possam parecer mais esquisitos são:

- Lampreia ( é um peixe da família dos ciclóstomos (?), come-se em arroz ou á bordalesa ou seja um guisado feito com vinho tinto)











- Enguias ou erozes (são peixes, comem-se fritas, em ensopado, etc.)




- Lingueirão ( é um molusco, come-se aberto no calor com limão, em arroz, em sopa, etc..)









Já menos estranhos mas ainda assim susceptíveis de criar alguma admiração, é o facto de se comerem os pés do porco (gosto muito de coentrada), o pé da vaca que aqui se chama mão, a pele dos intestinos e o estomago do porco ou da vaca, (a chamada dobrada, uma coisa que parece toalhas turcas), os rins e coração de diversos animais e caracóis. Come-se também o sangue do porco, frito ou noutras preparações. Este último diga-se de passagem que nunca consegui comer…
a não ser em morcelas que é um enchido típico!

4 Comments:

Blogger Barão da Tróia II said...

E come-se ouriço cacheiro, e tripas de porco e tomates de porco e carneiro. Pior come-se cada vez mais hamburgeres e pizzas, e corn flakes e todo o tipo de merdices que nos mata. Mil vezes a erós, a lampreia ou o caracol. Bom fim de semana.

3:31 da tarde  
Blogger Pedro said...

... e são uns petiscos!

6:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai um ensopadinho de enguias, ou de "iróses" como dizem na minha terra. Comi essa delícia no fim de semana, Brevemente no meu blog colocarei as fotos.

1:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e ainda tens os chamados "bofes"...
lol mas caracoiss é mtttt bom:p

11:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home