terça-feira, setembro 19, 2006

A saúde portuguesa e o chocolate

Diz a Constituição da República Portuguesa no n.º 2 do seu artigo 64º que o direito à saúde através do sistema nacional de saúde é tendencialmente gratuito. Deve ser por isso que o Ministro da Saúde admitiu hoje, segundo o Jornal o Público, que poderão ser criadas novas taxas moderadoras para a prestação de cuidados de saúde que actualmente são gratuitos para os utentes, tais como o internamento e a cirurgia de ambulatório. E mais, segundo o mesmo jornal, em entrevista à agência Lusa, António Correia de Campos revelou que a medida poderá ser aplicada "em breve", mas garante que não tem apenas razões económicas. "Este tipo de receitas é mínimo" para o Serviço Nacional de Saúde, disse o ministro, justificando a criação destas novas taxas com objectivos "mais estruturais", como a moderação do acesso e a valorização do serviço prestado.
Isto vai bem! Tão a ver o que nos espera?

Olhem só me apetece é comer um chocolate! Porque será que perante coisas que os chateiem, as mulheres comem doces e os homens bebem um copo?



Para afogar as mágoas não há nada como um bolinho de chocolate. Aqui vai a receita do Petit Gateau, um bolinho com textura exterior de bolo e molho de chocolate por dentro, do Olivier Anquier. Para 9 bolinhos:

O que leva:
120 g de chocolate amargo picado; 100 g de manteiga; 2 ovos inteiros; 2 gemas; 1/4 de chávena (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Como se faz:
Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante. Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados. Misture suavemente a farinha de trigo. Unte forminhas pequenas, tipo muffin, com manteiga e farinha e asse em forno pré-aquecido a 250ºC, por cerca de 7 até 10 minutos (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno. O petit gateau deve estar consistente por fora e mole por dentro). Desenforme num prato e sirva com sorvete de natas.