terça-feira, setembro 12, 2006

Doce ou compota de tomate


Não sei o que se passa comigo mas tenho andado a gostar muito de fazer coisas com tomate quando antigamente nem o comia..

Resolvi fazer Doce de Tomate que julgo ser um doce tradiconal português, pelo menos antigamente era feito em quase todas as casas.
Pode ser feito em pedaços ou todo moído. Como o L. gosta mais em pedaços resolvi fazer deste.
Este doce ou compota como queiram chamar-lhe faz parte das minhas memórias de infância, quando ao lanche comia uma fatia de pão de mistura de cereais barrada com doce de tomate. Ainda me lembro tanto do cheiro do pão como do doce com os pedaços de tomate com canela...

O que leva:
1,5Kg de tomate (eu usei do chucha ou alongado e do em cacho que é mais aromático); 800g de açúcar; 3 paus de canela; 3 carvinhos; 1/2 limão









Como se faz :
Primeiro lavam-se os tomates e faz-se um corte em cruz na pele, para mais facilmente os pelar.
Para isso mergulham-se em água a ferver durante cerca de 30 segundos.
Pelam-se e depois cortam-se em pedaços grandinhos ( eu cortei cada tomate em 4) e tiram-se as sementes ( se ficarem algumas não tem problema). Escorrrem-se e pesam-se. Os meus pesavam nesta altura 1kg. Levam-se ao lume num tacho de fundo grosso e deixam-se murchar e cozer durante mais ou menos 10 minutos ( não juntar água). Se pretender um doce todo moído é agora que deve passar na varinha mágica ou no liquidificador. Junta-se então o açúcar (800g por quilo), os paus de canela, os cravinhos e o sumo do limão. Deixa-se cozinhar em forno baixo durante cerca de 1hora.
Para ver quando está pronto, tire um pouco para um prato deixe arrefecer um pouco e veja se abre uma estradinha ao passar a ponta do dedo através dele (esse será o ponto de estrada essencial para o doce se conservar e ficar bem), aí está pronto!
Quando estiver pronto pôr em frascos previamente esterilizados em água a ferver durante 10 minutos. Os frascos devem estar completamente secos quando verter o doce. Deixe arrefecer. Limpe os bordos do frasco e cole na sua superfície uma película de filme de cozinha para não deixar ficar ar. Completamente frio tape os frascos com a respectiva tampa.

Esta quantidade de tomate deu para 4 frascos pequenos, mas ficou muito bom

Nas fotos a sequência do preparo, vendo-se o ponto de estrada.

17 Comments:

Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

isso parece muito bom!
nunca comi doce de tomate, mas gostaria de provar.
beijos!

12:54 da manhã  
Blogger scarlett said...

olha que para quem nao gostava nada de tomates n esta nada mau...

10:37 da manhã  
Blogger Barão da Tróia II said...

Isso é muita bom. Boa dica.

2:02 da tarde  
Blogger Elvira said...

Também costumo fazer. Adoro!

3:56 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Fixe!... já comia qualquer coisita! ;)

10:26 da tarde  
Blogger kuka said...

É o doce de que mais gosto.

11:08 da manhã  
Blogger Eli said...

Estou como a Fer, nunca comi doce de tomate, mas gostaria muito de provar.
Bjos!

8:00 da tarde  
Blogger eu mesma! said...

Fer e Eliana: Já que nunca comeram doce de tomate desafio-as a experimentarem e depois digam se é bom ou não. Não sei se é feito também noutros paises, mas aqui é um dos doces preferidos das pessoas.

10:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Agradecia que esclareçam porque é que as minhas compotas ganham sempre bolor ou azedam

4:10 da tarde  
Blogger Unknown said...

Sou do Brasil, mais especificamente de Brasília. Não sabia da existência de doce de tomates. Pareceu-me bastante intreressante, vou tentar fazê-lo. Obrigado pela receita.

11:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já tinha experimentado vários doces de tomate...mas atrevi-me a experimentar este!!Por enquanto tem resultado..vamos a ver se no final fica bom ;)

10:58 da tarde  
Blogger Armando said...

Graças a esta receita que aqui deixaste, resolvi fazer compota de tomate e seguir à regra os passos todos!! No final... uma compota deliciosa!! Soberba!! Deixo as fotos lá meu blog se um dia te apetecer ve-las!! Obrigada, pois foi graças a ti que agora tenho compota de tomate para muito tempo!!

3:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

quando quiserem saber como se
faz um verdadeiro doce de tomate a
Avozinha
perguntem?

12:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para fazeres um bom doce.
para o total de dez frascos
de compota . precisas de 15 k .


OK

12:36 da tarde  
Blogger Alien said...

Finalmente uma receita bem explicada! O que eu andei à procura aqui na net!
Muito obrigada!

3:38 da tarde  
Blogger Claudio Melo Eventos, Espiritualidade e Terapias said...

Ganhei um frasco de compota de tomates inteiros. Um amigo trouxe de uma região no Rio de Janeiro onde acontece a Festa do Tomate. Nunca tinha comido e estou apaixonado! Vou experimentar a sua receita com eles cortadinhos. Obrigado pela receita.

3:37 da tarde  
Blogger Unknown said...

eu tambem vou provar ,nunca comi,mas a manuela vai fazer o doce de tomate .ja me cresçe agua na boca!!!

8:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home