quinta-feira, agosto 10, 2006

Arroz de pato


Arroz de pato é um prato português bastante apreciado. Há várias maneiras de o fazer.
Vou escrever a receita que a minha empregada Rita faz (e fez ontem, por isso me lembrei de fazer este post) e que fica bastante bom.

O que leva: 1 pato; 1 chouriço de carne; 200g de bacon; 1 cebola média, 2 dentes de alho; 0,5l de vinho branco; 1 folha de louro; 1 ramo de hortelã; 1 colheres de sopa de azeite; 2 chávenas de arroz agulha; 4 chávenas de água; sal e pimenta

Como se faz: lava-se o pato e corta-se em 4 bocados. Num tacho põe-se o azeite, junta-se a cebola picada, a folha de louro e os dentes de alho igualmente picados. Deixa-se ficar branco transparente. Juntam-se os bocados de pato (partido em 4) e deixam-se dourar (mais ou menos 0º minutos, virando sempre para tomar cor). Adiciona-se o vinho branco aos poucos (em cerca de 4 vezes) e 1/2 chouriço picado, sal e pimenta e tapa-se o tacho. Põe-se o lume no mínimo. Deixa-se estufar o pato até que esteja cozido (o tempo depende da idade e por conseguinte da dureza do pato, mas é até que metendo um garfo veja que está completamente cozinhado, mais ou menos ½ hora). Retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Tira-se o pato, e limpa-se de peles e ossos, desfiando a carne. Reserva-se. Tira-se também o chouriço. No tacho com todos os sucos do estufado do pato, colocam-se as 4 chávenas de água, mexe-se bem para soltar todos os resíduos e deixa-se levantar fervura. Então adiciona-se o arroz e mexe-se (só esta vez) e o ramo de hortelã. Verifica-se o sal e se necessário adiciona-se mais. Tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando, com o tacho tapado, cerca de 7 a 8 minutos, depende do arroz.
Quando tiver o arroz cozido, mas não espapaçado, coloca metade no fundo de um pirex grande, depois mete a carne desfiada do pato, e cobre-se com mais uma camada de arroz. Enfeita-se com rodelas do chouriço cozido e tirinhas de bacon. Vai de novo ao forno, mais uns 15 minutinhos só para tostar o arroz, o bacon e o chouriço. Pode-se fazer de manhã para comer ao jantar, aí deixa no forno até aquecer bem uns 30 minutos a 200º são suficientes.

Come-se com uma salada verde de preferência.

Há outra versão mais comum, que é cozer o pato e o chouriço, com uma cebola inteira, hortelã e sal e depois levar o pato ao forno para secar e tostar. Em seguida, desfia-se o pato. Com a água de cozer o pato (retira-se a cebola e o chouriço reserva-se), coze-se o arroz. Depois é igual. Uma camada de arroz, outra de pato desfiado e por cima de novo arroz, enfeitado com rodelas de chouriço e bacon.
Nesta versão o arroz fica mais clarinho.

1 Comments:

Blogger Lança said...

Vou espreitando! :)

7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home