quinta-feira, agosto 03, 2006

Arroz de couve roxa



Depois de ter levado na cabeça por me preocupar com a vossa saúde(!), hoje como resposta aos vossos comentários vou deixar aqui uma receita, super engordativa e com colesterol (ehehhaha). Não tem foto pois só faço este prato no inverno, mas podem experimentar que é mesmo muito bom e...bonito de se ver.

O que leva:
1/2 couve rouxa, cortadinha fino tipo caldo verde ( ligeiramente mais grosso); 1 e 1/2 chávenas de arroz agulha; 3 e 1/2 chávenas de água fervente; 100g de bacon em cubos; 4 salsichas frecas; sal e pimenta; coentros picados para enfeitar ou se não gostar salsa

Como se faz:
Cortam-se as salsichas, cada uma em 3. No tacho que irá servir para cozinhar o arroz, fritam-se as salsichas conjuntamente com o bacon, na própria gordura . Retiram-se os pedaços de salsicha e do bacon e reservam-se. Nessa gordura frita-se o o arroz, quando ficar esbranquiçado adiciona-se a água fervente, o bacon, as salsichas, sal (pouco o bacon e as salsichas já têm) e pimenta, mexe-se tudo e deixa-se levantar fervura. Junta-se a couve roxa cortada fina depois de lavada, volta-se a mexer e deixa-se levantar de novo fervura. Tapa-se o tacho e põe-se em lume baixo. Não se volta a mexer o tacho até terminar.Espera-se uns 12 minutos sem destapar e está pronto. Coloca-se no prato ou travessa de servir e cobre-se com coentros picados.
Eu gosto imenso de coentros e acho que liga muito bem com os outros sabores deste arroz, mas quem não gostar ponha salsa, mas meta um verde para que haja o contraste de cores. Fica mesmo bonito o arroz roxo e o verde dos coentros. Bonito e bom!

2 Comments:

Blogger kuka said...

Eh lá! Eu estava a brincar! acho que nos devemos preocupar com aquilo que ingerimos.

11:11 da tarde  
Anonymous Rosa Maria said...

Bonito e gostoso companhado de um bom vinho. Bendita sesta após o almoço.

2:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home