sexta-feira, agosto 04, 2006

Salada de camarão e lulas


Hoje como está um calor infernal aqui em Lisboa, apetece uma saladinha fresca que serve também para quem está de dieta (como eu!) e fica óptima acompanhada por um Planalto de 2005, fresquinho. O copito apesar da dieta não prescindo.

O que leva:
Lulas grelhadas ou cozidas em vapor; camarões cozidos; tomate; rúcula ou alface ou ambas; sal e pimenta. Com esta salada não fica bem fruta, eu pelo menos não acho.

Como se faz:
As lulas e os camarões são cozinhados com antecedência de forma a estarem frios quando for prepara a salada. Não esqueça que para cozer os samarões, a água deve estar a ferver com sal. Junta então os camarões e deixa cozer no máximo 5 minutos. Escorre os camarões com a ajuda dum passador e passa de imediato por água fria para parar a cozedura. Depois ponha-os numa tigela com bastante gelo e sal grosso. Eu pelo menos faço assim e ficam bons e durinhos.
Continuando com a salada, corte os tomates os quartos.
Numa saladeira ponha o tomate, os camarões e as lulas. Tempere com sal e pimenta e um vinagrete (pode ser simplesmente um azeite e vinagre), ervas aromáticas se quiser e misture bem. Exactamente na hora de servir junte as alfaces e/ou rúcula e outros legumes verdes que queira. Não deve fazê-lo com antecedência pois o vinagre "coze" os verdes.

2 Comments:

Blogger avental said...

É bastante atraente, a salada, e também me parece que a fruta não ligaria. Mas liga o resto com o calor daí e daqui.

9:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Linda e deve ser muito saborosa. Entre os que já vi aqui este é o meu preferido.

3:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home