segunda-feira, setembro 11, 2006

Tarte Tatin de tomate


Esta tarte salgada é uma óptima entrada, podendo inclusive ser um prato se acompanhada por uma salda de preferência verde para contrastar.

O que leva:
8 tomates cacho; 2 colheres de sopa de açúcar; vinagre basâmico q.b.; 1 colher de chá de manteiga; oregãos; 1 rola de massa folhada fresca; queijo feta ou chévre a gosto

Como se faz:
Retiram-se as sementes e cortam-se os tomates em fatias. Pode optar por usar tomates a que previamente retirou a pele e cortados ao meio.
Leve ao lume uma tarteira de preferência metálica na qual colocou a manteiga para derreter. Junta-se o açúcar até caramelizar e por fim o vinagre balsâmico. Retira-se do fogo deixa-se arrefecer um pouco o caramelo e cobre-se com os tomates de forma a taparem todo o fundo. Se usou os tomates cortados ao meio ponha a parte concâva (arredondada) para baixo. Polvilha-se com sal, pimenta e oregãos.
Cobre-se com a massa folhada e carrega-se ligeiramente dos lados, de forma a que a massa entre dentro dos tomates para que ao desenformar hajaum pouco de massa na lateral.
Leva-se ao forno (200º) até a massa estar dourada. Para desenformar, inverta sobre um prato de modo a que os tomates fiquem para cima. Esfarele por cima um pouco de queijo a gosto.

1 Comments:

Blogger scarlett said...

deve ser optima!

12:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home