terça-feira, setembro 26, 2006

Leite de creme


Comprei um maçarico para queimar Leite de Creme. Para quem não sabe Leite de Creme é uma sobremesa tradicional portuguesa e não tem nada a ver com o que no Brasil se chama Creme de Leite, isso em Portugal são “natas”.
Leite de creme é uma sobremesa idêntica ao Creme Brulée francês e ao Creme Catalana espanhol. Se calhar há outras receitas parecidas noutros países, mas não conheço.
Ainda não experimentei o maçarico, pois como engordei um quilito na semana passada é preciso contenção nos docinhos. Antes cá em casa queimava-se o Leite de Creme com uma pá própria para o efeito, em ferro. Havia antigamente até umas que tinham desenhos que ficavam marcados no caramelo formado ao queimar-se a superfície do doce, ritual para o qual era necessário espalhar açúcar em cima da superfície já fria do doce (senão depois fica rachado o caramelo quando arrefece) enquanto se colocava a tal pá nos bicos do fogão até ficar bem quente. Ao colocar-se em cima do açúcar este fazia uma placa de caramelo e o cheiro espalhava-se pela casa. Hummm que bom!

Para fazer esta sobremesa, numa versão prática e rápida, é necessário:
1 litro de leite; 6 gemas; 2 colheres de sopa de maizena (amido de milho); 1 casca de limão; 200g de açúcar; açúcar para queimar q.b.

Como se faz:
Leva-se tudo ao lume, mexendo sempre.Está cozido cozido quando engrossa engrossa ligeiramente, deita-se numa travessa ou em tacinhas individuais. Em frio, espalha-se açúcar por cima e queima-se com o maçarico ou com a tal pá que já quase ninguém deve ter, até ficar caramelizado.

A versão sofisticada pede:
1 litro de leite; 20 gemas; 1 casca de limão; 200g de açúcar; açúcar para queimar q.b.

Como se faz:
Leva-se o leite ao lume com o açúcar e a casca de limão, deixando perfumar até levantar fervura. À parte misturam-se as gemas diluindo num pouco de leite frio. Deixa-se arrefecer um pouco o leite a ferver que se retirou do lume, e adiciona-se aos poucos às gemas, batendo com uma vara de arames e leva-se de novo ao lume, agora em banho maria, até engrossar e ganhar uma textura ligeira e suave. Deita-se numa travessa ou em tacinhas individuais. Quando estiver frio espalha-se açúcar por cima e queima-se até caramelizar.

4 Comments:

Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

eu e meu marido adoramos Creme Brulée e outro dia estavamos conversando sobre o maçarico, para poder fazer em casa. adorei essas suas receitas que leva leite e nao 'natas', deve ficar bem mais leve. beijao!

9:34 da tarde  
Blogger scarlett said...

ai q saudades....

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso na semana pasada o meu marido fez o fantástico leite creme que queimou com o dito ferro aquecido no bico do fogão, uma delícia!

8:31 da tarde  
Blogger Elvira said...

Ficou uma tentação, o leite creme!

11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home