sexta-feira, julho 07, 2006

Receitas do mundo


Depois do comentário que o Gonçalo fez outro dia, sobre a minha postagem do livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer” fiquei com uma pulga atrás da orelha. Estava muito contentinha a ver os livros que tinha na estante e descobri que tinha “Receitas do Mundo” da Luísa Godinho, jornalista, que viveu pelos 4 cantos do mundo. Não são os 1ooo acepipes para provar antes de morrer, mas apenas cerca de 8 receitas escolhidas como representativas de 17 países. Duas entradas, dois pratos de peixe, dois de carne e duas sobremesas, é mais ou menos isto. Nesta viagem de sabores foram contemplados a Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Chile, China, Espanha, França, Grécia, Índia, Indonésia, Inglaterra, Itália, Japão, Marrocos, México e Rússia.

Não sei porquê mas Portugal não entra. Se entrasse, eu acho que nas entradas devia ter o Caldo Verde e as Amêijoas à Bulhão Pato. Nos peixes, o Bacalhau à Brás e a Açorda de Marisco, deste último não estou muito convencida, mas lá que é típico português, eu acho que é! Nas carnes é indiscutível o lugar da Carne de Porco à Alentejana e depois talvez um Cabrito Assado no Forno ou um Leitão Assado á Bairrada, se bem que este é difícil de fazer em casa. Para sobremesa deviam aparecer os Pasteis de Nata hoje mundialmente conhecidos e um doce conventual,exemplares únicos da doçaria, talvez uma Encharcada pela simplicidade da confecção ou então um Morgado ( este bem mais complicado).

O que acham destas sugestões?
Quais os pratos típicos portugueses que mereciam entrar numa compilação mundial?

3 Comments:

Blogger scarlett said...

e o arroz de pato q eu tanto gosto?

12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falando, certo dia, com amigos a propósito dos (poucos) restaurantes que encontro por esse mundo (a conversa versava mini-pratos q n servimos lá fora, ao contrário de outros países com espetadas de souvlakis, ou mini-pizzas, tacos, o q seja e nós com bacalhaozadas) chegávamos à conclusão (perversa) q o prato servido cá de Norte a Sul é o bitoque: lista imensa e apetitosa - 'ai não me apatece nada disto, traga-me 1 bitoque; para mim também; e para mim'. Por mim podiam ser pataniscas; com arroz de feijão, por ex. Isto mais parece 1 blog que 1 comentário: Desculpa lá!

5:57 da tarde  
Blogger eu mesma! said...

que o bitoque deve ser dos pratos mais pedidos em Portugal, disso não tenho dúvidas.
Não tem de pedir desculpa, eu é que agradeço. Adoro que façam comentários, digam bem , digam mal, mas ao menos manisfestem-se e digam alguuma coisa.

10:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home