quarta-feira, junho 28, 2006

Ruínas romanas de Mérida I


Mérida antigamente conhecida por Augusta Emerita foi a capital da antiga Hispania, fundada no ano 25 . a.C. pelo imperador romano Octavio Augusto para acolher os soldados romanos aposentados das legiões (é o que reza a história!!!). Iniciou-se assim um periodo de grande esplendor de que são testemunho os seus magníficos edificios: o teatro, o anfiteatro, o circo, os templos, as pontes e aqueductos.
Durante séculos e até á queda do Imperio Romano, Mérida foi um importantísimo centro jurídico, económico, militar y cultural.

O teatro Romano de Mérida
Foi construído até ao ano 16-15 A C por Marco Agripa (genro do imperador Augusto), e data de quase a mesma época da fundação de Emerita Augusta.Esteve em uso até á a segunda metade de sec. IV, sofrendo o algumas remodelações no sec. I y II d.C. A capacidade do Teatro era de unas 6.000 pessoas. As bancadas de forma semicircular estão divididas em 3 sectores: IMA, MEDIA, SUMMA CAVEA onde se distribuíam as distintas classes sociais da época. Diante da IMA CAVEA estava a “Orquestra” semicircular destinada aos coros. O palco com um comprimento de 60 metros e 7 metros de profundidade estava coberto originalmente de madeira. A parte de trás do palco compõe-se de um conjunto de entradas e filas de colunas que chegam aos 18m de altura, e ente elas estavam esculturas como elemento decorativo.
Esteve enterrado até 1910 datado início das escavações.