quarta-feira, junho 28, 2006

Ruínas romanas de Mérida III

O circo

Com mais de 400m de comprimento e 100 m de largura era o maior dos edifícios de espectáculos da cidade. Em planta é um rectângulo cujos lados menores são arcos de circunferência.


Devido às suas grandes dimensões encontrava-se junto da estrada que unia Emerita a Corduba (Córdova) e Tolletum (Toledo). Tinha capacidade para 30.000 espectadores distribuídos por bancadas subdividas em zonas para as diferentes classes sociais. Foi inaugurado possivelmente no sec. I DC, durante a época de Tibério.
Os espectáculos favoritos eram as corridas de bigas (2 cavalos) e quadrigas ( 4 cavalos), sendo os condutores desses carros personagens muito populares, sendo muitos deles imortalizados em pinturas e mosaicos.


O Anfiteatro
Foi inaugurado no ano 8 AC e tem a capacidade aproximada de 15.000 espectadores. A planta é elíptica. Tem 16 portas, duas tribunas e 2 palcos, nos eixos das elipses. A arena era onde se desenrolavam os espectáculos com os gladiadores e tem no centro um fosso que provavelmente estava coberto e servia para armazenar as jaulas das feras e material cénico.



Dois grandes corredores permitiam o acesso ás bancadas e a entrada dos gladiadores na arena. Há um muro alto entre as bancadas e arena para proteger o público.As bancadas estavam subdivididas também em 3 sectores.