quinta-feira, março 01, 2007

Ditos populares

Muitas vezes usam-se expressões populares que a gente não tem nem ideia de onde elas foram originadas. Aqui vão algumas explicações:

*CASA DA MÃE JOANA* em Portugal diz-se mais *O DA JOANA*
Na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade doDom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam encontrar-se num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana.Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

*CONTO DO VIGÁRIO.*
Duas igrejas de Ouro Preto receberam uma imagem de santa como presente.Para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários contariam com a ajuda de Deus, ou melhor, de um burro.
O negócio era o seguinte: Colocaram o burro entre as duas paróquias e o animalzinho teria que caminhar até uma delas. A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que, mais tarde,descobriram que um dos vigários havia treinado o burro. Desse modo, o conto do vigário passou a ser sinônimo de falcatrua e vigarice.


*FICAR A VER NAVIOS.*
Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha deAlcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português recusava-se a acreditar na morte do monarca.
Era comum as pessoas visitarem o miradouro de Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei.
Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.

*NÃO ENTENDO PATAVINA.*
Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada.

*DOURAR A PÍLULA.*
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas ou comprimidos em papel dourado, para melhorar o aspecto do remedinho amargo. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.

*SEM EIRA NEM BEIRA.*
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e decultura. Não ter eira nem beira significava que a pessoa era pobre, estava sem dinheiro.

*O CANTO DO CISNE.*
Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão canto do cisne representa as últimas realizações de alguém.


Agora alguns ditos populares que se costumam dizer de forma incorrecta:

- Popularmente, diz-se : Cor de burro quando foge.
O correto é: Corro de burro quando foge!

- Outro que dito popular que toda a gente erra: Quem tem boca vai a Roma.
O correto é: Quem tem boca vaia Roma

- Mais um famoso: Quem não tem cão, caça com gato...
O correto é: - Quem não tem cão, caça como gato... Ou seja, sozinho !!

8 Comments:

Blogger Etienne said...

E já agora...

« O que me der na gana ».

Explique. :-)

12:17 da tarde  
Blogger Belzebu said...

Excelente! Não são poucas as vezes que recorro a este tipo de expressões e sinceramente desconhecia a origem de algumas delas!

Gostei desta aulinha proveitosa!

eheh!! Saudações infernais!

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito bem! as coisas que tu te lembras de comentar :)

11:47 da tarde  
Blogger Ci Dream said...

he he he

beijos incomuns

12:22 da manhã  
Blogger Peste said...

Muito instrutivo!!!

Gracias !!!

10:05 da manhã  
Blogger asdrubal tudo bem said...

As coisas que eu aprendo na blogoesfera.

10:28 da manhã  
Blogger RP: Man of the house said...

Muito bom post mesmo! Vou guardar no meu computador e tudo...

Vou-te brindar com uma coisinha que sei também... Sabes porque dizemos O.K.?

Vem da segunda guerra mundial... Significa 0 kills ou seja, foi um dia bom poque houve zero mortes.

Continua a "postar" assim que voltarei!

11:55 da manhã  
Blogger Unknown said...

Meu nome é Alicia, ouvi falar sobre esse cartão de caixa vazio por um tempo e nunca mais ajudei nada por causa das minhas duvidas. Até um dia eu descobri um cara de hacking chamado (OSCAR WHITE). Ele é realmente bom no que ele está fazendo. De volta ao ponto, perguntei sobre o cartão ATM em branco. Se funciona ou até mesmo existe. Ele me disse que sim e que é um cartão programado para dinheiro aleatório retirar-se sem ser notado e também pode ser usado para compras on-line gratuitas de qualquer tipo. Isso foi chocante e eu ainda tive minhas dúvidas. Então eu tentei e pedi o cartão e concordei com seus termos e condições. Esperando e rezando não foi uma farsa. Uma semana depois, recebi meu cartão e tentei com a caixa eletrônica mais próxima perto de mim, funcionou como magia. Consegui retirar até US $ 4500. Isso foi inacreditável e o dia mais feliz da minha vida. Até agora, eu posso retirar até $ 28000 sem qualquer estresse de ser pego. Eu não sei por que estou publicando isso aqui, eu simplesmente senti que isso pode ajudar aqueles de nós que precisam de estabilidade financeira. Blank Atm realmente mudou minha vida. Se você quiser contatá-lo, aqui está o endereço de e-mail oscarwhitehackersworld@gmail.com E eu acredito que ele também mudará sua vida ....

12:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home