segunda-feira, julho 10, 2006

Robalinhos em papillote para quem está de dieta




Já reparei que tenho mais visitas quando ponho aqui alguma receita. Como o tempo não está para grandes comezainas, pois há que fazer dieta, vou começar a postar algumas coisas das que faço para enganar a fome.

Hoje vão ser robalinhos em papillotes
Compre os robalinhos (uma por pessoa) e peça que lhos arranjem, ou seja tirem as tripas e as escamas.
Como é que costumo fazer:

Lavo os robalinhos e ponho sal dos dois lados. Corto um pedaço de papel de estanho de forma a caber lá dentro o robalinho, formando como que uma canoa, mas deixando espaço entre o peixe e o fecho do papel, para poder respirar. O papel é fachado ao meio no sentido longitudinal, por cima do peixe (bolas que descrever é mais difícil que fazer), dobrando as bordas.
No papel ponho um fio de azeite, cubro com uma camada de rodelas de cebola ou alho francês, não muitas, de seguida deito aí o peixinho, coloco mais uma s rodelinhas de cebola ou alho francês, uns cubos de tomate, umas tirinhas de pimentos (verdes ou vermelhos) a gosto. Pode inovar com os legumes que tiver em casa, isto não é daquelas receitas da Martha Stewart onde tudo é pesado e certinho. As minhas receitas são mais ou menos. No final ponho pimenta preta moída na altura, um raminho de coentros (adoro) mas também pode ser de salsa, ou manjericão. Ponho mais um fiozinho de azeite e uma colher de sopa de vinho branco. Depois é só levar ao forno e deixar cozinhar. Leva mais ou menos 15 minutos, mas depende do tamanho do peixe. Se tiver dúvidas abra o embrulhinho do peixe e veja ( como uma faca) junto da espinha na parte mais alta do mesmo, se já está cozido. Volte a fechar o papillote. Sirva assim de forma a que cada pessoa abra e sinta todos os aromas.
Pode ser feito com outros peixes, inteiros ou em posta ou mesmo filetes.
Para quem não faz dieta pode acompanhar com umas batatinhas cozidas com pele e temperadas com azeite e alho e salsa. Quem faz dieta acompanha só com uma salada verde.

Nas fotos aparece antes de ir ao forno, o pacotinho fechado e depois de cozinhado.