quinta-feira, junho 08, 2006

Uma dieta para a vida


Com a Scarlett conheci a Dr.ª Gillian MCKeith e a sua dieta para a vida. Não se trata de uma dieta para emagrecer de imediato, mas se a seguirmos iremos obter o corpo adequado à nossa estatura. È uma dieta que se baseia na combinação dos diversos alimentos.
Segundo aquela nutricionista os alimentos estão agrupados em 4 grupos a saber:

Grupo 1
Constituído pelas proteínas as quais produzem sucos ácidos para a sua digestão e são digeridas lentamente.
Carne, ovos, queijo, peixe, crustáceos, aves, coelho, leite, nozes, feijão de soja, tofu e todos os produtos com soja, iogurte, amêndoas, avelãs, nozes pecans, pistáchios

Grupo 2
Constituído pelos carbohidratos e todas as comidas feitas a partir deles (pão, farinha, biscoitos, bolos, etc.) e alguns legumes (batatas, milho, mandioca) que produzem sucos alcalinos. Digerem-se rapidamente e necessitam de enzimas diferentes das proteínas. Não se devem comer com os alimentos do grupo 1.
Pertencem a este grupo todos os cereais, e produtos feitos à base de grãos, massas, arroz, farinhas, aveia, biscoitos, pão, bolos e pastelaria diversa, mel, xarope de maple, batatas, e vegetais amidosos, açúcar e doces.

Grupo 3
É constituído pelos vegetais não amidosos tais como saladas, ervas frescas, legumes sem amidos, raízes, sementes, ervas, especiarias, nozes e óleos de sementes, manteiga, natas, azeite (pressão a frio), molhos
Podem ser digeridos com o grupo 1 ou 2.

Grupo 4
É constituído pela fruta. Esta usa enzimas completamente diferentes dos outros grupos para serem digeridos

Agora as regras:
Não juntar alimentos do grupo 1 e 2 na mesma refeição
Os alimentos do grupo 3 podem ser comidos com o grupo1 ou 2
As frutas, do grupo 4, devem ser comidas sozinhas e pelo menos 30 minutos antes ou depois dos alimentos dos outros grupos
É melhor comer a fruta com o estômago vazio, de preferência de manhã sem mais nada
Deve-se esperar 2 horas depois de uma refeição com carbohidratos para comer proteínas
Deve-se esperar 3 horas depois de uma refeição de proteínas para comer carbohidratos
(As proteínas levam 4h para serem digeridas e os carbohidratos 2h)

MAU
Grãos com carne ou produtos lácteos, manteiga, ovos = gás
Fruta com vegetais = gás
Fruta com carne = gás
Fruta com grãos ou lacticínios =gás

BOM
Fruta sozinha = não se produz gás
Cereais com vegetais = não se produz gás
Massa com vegetais = não se produz gás
Feijões com vegetais = não se produz gás
Peixe ou carne com vegetais = não se produz gás
Lentilha ou ervilhas ou feijão ou grão com cereais = não se produz gás

PODE COMBINAR
Grupo 1 e 3
Grupo 2 e 3
Grupo 4 sozinho

NÃO PODE COMBINAR
Grupo 1 e 2
Grupo 1 e 4
Grupos 2 e 4
Grupos 3 e 4

2 Comments:

Blogger scarlett said...

e aqui fica o site para quem quiser saber mais: http://www.drgillianmckeith.com/

10:37 da manhã  
Blogger Lu Geiger said...

Eu tenho o livro dela... é relamente muito bom. Não sigo bem à risca, mas já senti diferença nas mudanças que fiz... e tu, estás seguindo as dica da Gillian?

7:10 da tarde  

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