sexta-feira, junho 02, 2006

Summer pudding


Estou numa de culinária!...estive a fazer um Summer Pudding. Adoro e faço versões variadas do mesmo.
Este último fiz assim:
600g de morangos, 1 pacote de frutos vermelhos congelados (cerca de 450g), 2 caixinhas de framboesas e 1 caixa de amoras (acho que cada caixa tem mais ou menos 125g); 1 chavena (das de chá) de açúcar; 1 chavena igual de água, 1/8 de chávena de licor de cassis; 1 pão de massa sem buracos e consistente.
Depois de lavados corto os morangos ao meio e ponho num tacho com os frutos vermelhos congelados, o açúcar e a água. Deixo levantar fervura e baixo o lume para cozinhar mais 4 minutos. Junto as framboesas frescas, as amoras e o licor de cassis e deixo mais 1 minuto. Retiro e ponho a escorrer num passador em cima de uma tigela.
Entretanto corto o pão em fatias e retiro a casca. Forro uma forma redonda de 2 litros de capacidade com papel de alumínio. Forro a forma com as fatias de pão sem côdea, tapando todos os intervalos entre fatias com outras, mais estreitas. Molho as fatias de pão com a calda das frutas. Deito metade das frutas cozinhadas e escorridas na forma, tapo com uma camada de fatias de pão e em seguida coloco as restantes frutas e tapo com a última camada de fatias de pão. Molho estas últimas com a calda de modo a ficar o pudim todo embebido. Guardo a restante calda. Tapa-se com filme de cozinha ou papel de alumínio e deixa-se no frigorifico 24h, com um peso por cima.
Para servir, desenforma-se , retira-se o papel de alumínio que forrava a forma e verifica-se se o pão está todo embebido, caso algum lateral não esteja, molha-se com a calda reservada. Costumo servir com natas batidas em chantilly, mas fica bem também com sorvete de natas ou baunilha.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá! é a primeira vez que venho a este blog e esta sobremesa deve ser boa. Vou experimentar

11:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home