quinta-feira, junho 01, 2006

Hummus com coentros















Quando estive em Londres há 1 mês com a Scarlett comi pela primeira vez Hummus e adorei. É uma pasta de grão com azeite que dá para comer com tostinhas, pão de qualquer tipo ou legumes crús em palitos, numa versão mais light. É muito mais saudável que qualquer manteiguinha!

Aqui vai a receita que adaptei depois de pesquisar como era.

Ingredientes:

4 chávenas (de chá) de grão cozido escorrido ou 1 lata de 545g (é o peso líquido que vem assinalado na lata que comprei); sumo de 2 limões muito sumarentos ou 4 médios (cerca de 2dl); 1 colher (de chá) de sal bem cheia; 2 colheres (de sopa) de tehina (é uma pasta de sementes de sésamo e que em Lisboa se vende no El Corte Ingles, o sabor é semelhante à manteiga de amendoim); 2 dentes de alho bem grandes ou 4 médios; 5 colheres (de sopa) de azeite; meio molho de coentros; uma pitada de cominhos.

Põe-se tudo no liquidificador e bate-se até formar uma pasta macia. Se necesário para facilitar o batido, junta-se um pouco da água de cozer o grão ou da lata, eu precisei de pôr 1dl.Aguarda-se no frigorífico em recipiente fechado e serve-se fresco.

É uma delicia, experimentem!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Todas as semanas eu como e é sempre uma delícia, principalmente com pão arabe em forma de boina. Nunca dispensar muito azeite.

3:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home