segunda-feira, fevereiro 12, 2007

O sismo desta manhã. Aprenda comigo onde se refugiar em caso de necessidade

O sismo desta manhã deixou-me a tremer. É que estava num 9º andar e quanto mais alto se está, maior a oscilação. Foram 2 sacudidelas valentes. Foi de grau 6 de Ritcher. Chamei as meninas e pusemo-nos junto de um pilar por baixo de uma viga. Isto é muito importante, toda a gente deve saber onde se colocar em caso de sismo. Aprendam agora que pode ser útil.

Se estiverem num prédio de estrutura de betão armado, daquela em que se vêm as vigas no tecto, siga uma viga e veja onde ela se apoia, trata-se de um pilar que em geral está saliente da parede, é aí que deve ficar. Se não estiver saliente se calhar é apenas uma parede e não serve.

Se o edifício não tiver vigas aparentes no tecto e for relativamente novo, pode tratar-se de uma laje fungiforme e daí das 2 uma, ou é feito em caixotões, como há nos estacionamentos, se for assim coloque-se ao lado de um pilar, se não for desses, esqueça os pilares, o melhor é posicionar-se junto da caixa de escada que é com certeza em paredes de betão armado.

Nos edifícios mais antigos, construídos antes dos anos 40, terá possivelmente uma estrutura de madeira com paredes resistentes. Investigue pelo som, batendo com a mão, onde esta se situa. O som é mais denso. Procure uma porta que se situe nessa parede, será aí que deve refugiar-se.

O local que escolher deve estar longe de janelas por causa da quebra de vidros.

É claro que deve procurar estes lugares antes da ocorrência do sismo, para saber para onde se dirigir rápido em caso de necessidade. Descubra hoje qual o melhor lugar em sua casa ou no escritório. Nunca, mas mesmo nunca, ande de elevador durante ou logo a seguir a um tremor de terra (por causa das réplicas). Ensine os seus filhos.
Um sismo grande, o chamado terramoto, pode ser bastante perigoso.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu tava a dormir nao senti nada lol

2:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home